Alimentação em temporada de festas.
Carolina Sapienza, Nutricionista do Movere
21 de dezembro, 2004

As celebrações nesta época do ano oferecem um grande leque de tentações. Mas não se esqueça , não é só com o final de ano que você deverá se preocupar.

O maior problema fica entre o final do ano e o próximo natal, isso mesmo, são os 11 meses seguintes que vão fazer toda a diferença.

Para tornar esta temporada de festa prazerosa e não uma paranóia nacional ,"a boa notícia é": adultos e crianças podem desfrutar das maravilhosas comidas desta temporada, desde que consumidas com moderação.

Limitando porções dos alimentos mais calóricos, tendo certeza de que todos estão realizando refeições habituais nutritivas e gastando calorias com exercícos físicos no dia a dia, essas são algumas das saídas para prevenir o ganho de peso neste período.

Abaixo seguem 9 dicas para o controle do peso de sua família:

1. Ao invés de colocar toda família em uma dieta, só por causa da chegada das festas, pratique uma alimentação saudável antes das festas começarem e diminua o tamanho das porções servidas nas refeições. Ajude as crianças a dividirem os pratos em 4 partes imaginárias: uma para as frutas; uma para vegetais; uma para amido e uma para proteína, e mostre a importância da alimentação diária em conter todos esses alimentos.

2. Quando tiver uma festa, mantenha a alimentação do dia saudável, sem exageros e com alimentos mais leves. Antes de ir para a festa, faça um pequeno lanche para ajudar a controlar o apetite.

3. Converse com a criança antes das festas e procure definir uma sobremesa por evento. Acompanhe suas escolhas, pergunte o que ela realmente deseja comer e mostre quais alimentos são mais calóricos e por que devem ser evitados.

4. Comeu mais durante as festas? Você pode compensar, parcialmente, com um aumento moderado e diário dos exercícios físicos.Tente caminhar duas vezes ao dia, por 10 a 15 minutos. Chame seus familiares para participar. Substitua o "ficar sentado e comendo assistindo um filme" por brincadeiras ativas.

5. Se você organizar a festa, tenha opções de vegetais e preparações mais leves disponíveis: cenoura e pepino como aperitivo; torta de espinafre ou ricota; tomatinhos recheados com atum ou frango desfiado; espetinho de tomate, cereja, mussarela e manjericão, são alguns exemplos.

6. Seja moderado no consumo de bebidas como refrigerantes, coquetéis de frutas com creme de leite ou leite condensado, etc. Um copo de 350 ml de refrigerante por exemplo, tem aproximadamente150 kcal.

7. Evite pular refeições. Procure não jejuar antes das festas, isso só vai aumentar seu apetite e fazer com que você coma exageradamente.

8. Não se esqueça também de mastigar corretamente os alimentos, fazendo isso você come menos e fica satisfeito com maior facilidade.

9. Durante as férias tenha como meta "manter o peso" e "não reduzir o peso".



Artigos relacionados:
Apetite x Saciedade (11 de março, 2009)
Saúde e boas compras (17 de novembro, 2008)
Dicas de Alimentação Pré e Pós-exercício (20 de outubro, 2008)
Princípios para Reeducação Alimentar (30 de maio, 2008)