De acordo com um estudo publicado em Agosto de 2005, que foi conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, pessoas que realizam um café da manhã que contenham cereais matinais, pães, torradas ou biscoitos, (que normalmente tem um maior teor de fibras, menor quantidade de gorduras e acompanham com algum laticínio) tem o IMC significantemente menor do que pessoas que não realizam essa refeição ou consomem neste horário principalmente carnes, frios e ovos (que tem um maior teor de gordura e maior valor calórico).
Segundo Coralie Brown, co-autor da pesquisa, “pular o café da manhã tem sido indicado como um fator de risco para o sobrepeso, mas nosso estudo é o primeiro que realmente observa como diferentes tipos de café da manhã afetam o controle de peso”.
Hoje, com a correria da vida moderna mais pessoas deixam de realizar o café da manhã.
Pesquisas realizadas em meados de 1960 mostraram que somente 14% das pessoas saía de casa sem o café da manhã, já na década de 90, mais de 25% da população não realiza essa refeição. E dessa forma, não é uma coincidência que o número de pessoas obesas tem aumentado drasticamente.
Claro que existe várias razões para esse aumento da obesidade, mas não realizar o café da manhã também é um fator importante.
A pesquisa citada mostrou que as pessoas que não realizavam o café da manhã consumiam uma menor quantidade de calorias por dia, mas tinham o IMC maior.
Uma explicação é que as pessoas que passam longos períodos em jejum acabam consumindo mais tarde uma quantidade maior de calorias, sobrecarregando uma única refeição e contribuindo assim para o ganho de peso. Assim realizar o café da manhã todos os dias auxilia no controle do apetite, minimizando a ocorrência de uma compulsão mais tarde.
Outro ponto importante é que, o organismo já passa um período longo em jejum por causa do sono e assim ao acordarmos se não oferecermos a energia que ele precisa através de um belo café da manhã, ele não terá energia suficiente para as atividades básicas, e o rendimento de qualquer ser humano não será 100%. Além do que, o corpo entende essa situação como uma privação, e assim economizará e armazenará energia em forma de gordura para outros momentos que tenha necessidade. Isso quer dizer que pessoas que passam longos períodos em jejum têm mais dificuldade de emagrecer.
Dessa forma, se o objetivo é perder ou manter o peso, pular o café da manhã não é o melhor caminho. Não realizar essa refeição pode ser tão ruim quanto comer um pedaço grande de queijo gordo pela manhã.