O tratamento da obesidade em grupo permite ao participante perceber, expressar as suas emoções e proporciona uma fonte de apoio dos indivíduos que compartilham as mesmas dificuldades, sem se sentirem inferiorizados.
No grupo os pacientes se ajudam e trocam vivências, modelos e papéis. Nas sessões são abordadas estratégias para que as crianças e adolescentes melhorem o sobrepeso, lidem de maneira mais adequada com suas ansiedades e enfrentem seus problemas em relação à obesidade de forma mais consciente e equilibrada, melhorando consequentemente a qualidade de vida.
O tratamento grupal também serve como uma forma de integração social, onde a criança percebe que o seu problema não é único.
Geralmente crianças e adolescentes falam o que pensam sobre o outro, fazem ataques verbais, como os apelidos e xingamentos para diminuir o colega. No grupo, durante as sessões, é um local em que os participantes compartilham todo este sofrimento que os apelidos causam e deixam de se sentir sozinhos para enfrentar estas situações. Ao mesmo tempo em que os participantes compartilham seus sentimentos e problemas, estes se respeitam e devido à identificação que ocorre durante as sessões, um tenta auxiliar o outro.
Portanto é no trabalho grupal que crianças e adolescentes com sobrepeso, aprendem a lidar com os ataques dos colegas, reconhecem suas qualidades, seus sentimentos e suas dificuldades; melhorando sua qualidade de vida e consequentemente modificando seus hábitos alimentares.